Sendo um problema que afeta entre 60 a 70% da população mundial, a Intolerância à Lactose se caracteriza pela dificuldade (ou incapacidade, dependendo do caso) de digestão da lactose, um tipo de açúcar localizado nos leites de mamíferos e derivados.
Caso tenha interesse em compreender mais desta condição, confira as principais respostas para as dúvidas mais comuns relacionadas ao tema:
Quais as causas da intolerância à lactose? — Geralmente, o problema ocorre por conta da redução natural de concentração de lactase (uma enzima que tem a função ''quebrar'' o açúcar do leite e auxiliar em sua digestão), que ocorre com a idade.
Além disso, a intolerância a lactose pode ser ocasionada por fatores genéticos, ainda que sejam raros os casos onde isto ocorra, e por conta de processos inflamatórios, onde o próprio organismo ataca as células responsáveis pela produção da lactase.
Quais os sintomas provocados pela intolerância? — As formas de manifestação variam de acordo com a gravidade do problema e as particularidades de cada pessoa.
Uma característica comum em grande parte dos casos é que, entre 30 min a 2h após o consumo de produtos compostos por lactose, o paciente apresenta desconforto abdominal que pode ser acompanhado por náuseas, inchaços e até diarreia.
Como o diagnóstico é realizado? — O diagnóstico da Intolerância à Lactose é realizado através do histórico clínico, onde o profissional avalia os sintomas descritos pelo paciente e os episódios de crise, além de um exame de sangue para avaliar as alterações nas enzimas de lactase
Existe uma cura para a intolerância? — O tratamento baseia-se na suspensão temporária de leites e seus derivados do cardápio, prevenindo as crises ocasionadas pela intolerância.
Dependendo do caso clínico de cada paciente, existe a possibilidade da suplementação de lactases ser realizada para permitir o consumo de leite. Para considerar esta alternativa, é fundamental dialogar com o médico a respeito.
Em caso de suspeitas, é fundamental que o paciente consulte um gastroenterologista de confiança para conversar a respeito do seu caso!
Deseja agendar uma consulta ou exame presencial em Brasília? Clique aqui!
Texto escrito por Dr Brunno Gomes Rocha - Gastroenterologia e Endoscopia
Atendimento em Gastroenterologia e Endoscopia em Brasília