A Helicobacter Pylori ou H. Pylori é uma bactéria que costuma ser contraída nos primeiros anos de vida, se alojando no ambiente estomacal, com potencial de ocasionar várias doenças gastrointestinais.
Estima-se que em torno de 50% da população mundial está infectada pela bactéria, mas nem ao menos reconhecem isto, de acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde.
Por possuir um caráter silencioso, a H Pylori não demonstra quaisquer indícios de sua incidência. Geralmente, os pacientes vêm reconhecê-la apenas ao sofrer com problemas digestivos, como o surgimento de úlceras, por exemplo.
Em casos onde esta bactéria se manifeste, a maioria dos pacientes costumam se queixar de sintoma relacionados à questão gastrointestinal, sendo alguns deles:
• Náuseas e vômitos;
• Dor ou queimação no abdome;
• Eructação(Arrotos);
• Sensação de estufamento;
• Perda de peso.
Diante destes sinais, o profissional de gastroenterologia costuma indicar a realização da endoscopia digestiva alta, sendo este o principal exame utilizado para investigação da H. Pylori.
O tratamento, por sua vez, baseia-se na adoção de hábitos saudáveis (dieta balanceada e equilibrada e uma rotina de exercícios) em conjunto com a administração adequada dos medicamentos.
Deseja agendar uma consulta ou exame presencial em Brasília? Clique aqui!
Texto escrito por Dr Brunno Gomes Rocha - Gastroenterologia e Endoscopia
Atendimento em Gastroenterologia e Endoscopia em Brasília