Intolerância a Glúten: entenda como esta condição afeta a saúde intestinal

Intolerância a Glúten: entenda como esta condição afeta a saúde intestinal

A Intolerância ao Glúten é uma doença autoimune, onde o intestino enfrenta dificuldades para realizar a digestão correta do glúten, uma proteína que está presente em diversos tipos de alimentos, desde o trigo, a cevada, o centeio e seus derivados.

Quando um portador desta intolerância realiza o consumo de quaisquer alimentos derivados da proteína, o organismo tende a manifestar efeitos adversos que podem, ocasionalmente, se transformar em sintomas. Confira abaixo algumas das queixas mais comuns:

• Dores abdominais intensas;

• Diarreia ou prisão de ventre;

• Inchaço abdominal;

• Dores nas articulações;

• Manifestações dermatológicas (irritação da pele);

• Enxaqueca.

Por possuir características semelhantes à alergia ao glúten e a doença celíaca, são realizados 3 exames diferentes (sensibilidade alimentar, genético e imunológico) a fim de garantir um diagnóstico preciso e adequado do problema.

O tratamento, após a confirmação do quadro, baseia-se na restrição de alimentos que envolvam glúten em sua composição, logo, quando o paciente deixa de realizar o consumo dos mesmos, os sintomas desaparecem.

Em caso de dúvidas para realizar o planejamento alimentar, o paciente deve dialogar com o especialista para ser orientado sobre quais opções podem ser utilizadas para substituir os derivados do glúten.

Deseja agendar uma consulta ou exame presencial em Brasília? Clique aqui!


Texto escrito por Dr Brunno Gomes Rocha - Gastroenterologia e Endoscopia

Agende sua consulta ou exame!

Atendimento em Gastroenterologia e Endoscopia em Brasília