A Endoscopia Digestiva Alta é um exame de imagem que permite a visualização, em tempo real, do trato gastrointestinal superior e os órgãos que o compõem, como o estômago, esôfago e o duodeno.
Este procedimento costuma ser indicado para auxiliar na investigação de determinadas patologias gastrointestinais, garantindo ao profissional um diagnóstico preciso e influenciando diretamente na disponibilização de tratamentos que se adequem ao caso clínico.
Inicialmente, para reduzir os riscos e garantir a segurança do paciente durante o procedimento, é realizada uma sedação simples que busca promover o relaxamento muscular.
Após esta etapa, o profissional introduz um tubo fino com vídeo câmera em sua extremidade pela via oral do paciente, guiando-o pelo canal digestivo (da garganta até a região do esôfago) para garantir uma visualização adequada das mucosas.
Com o fim do exame, é comum que o paciente apresente problemas de deglutição (engolir) ou enfrente quadros de pigarro, ambos ''sintomas'' estão relacionados ao uso dos analgésicos e desaparecem com o repouso adequado.
A recomendação para quem realizou o exame, é um repouso adequado em casa e que atividades que necessitem de concentração (trabalhar e dirigir, por exemplo), sejam evitadas até o dia seguinte.
Deseja agendar uma consulta ou exame presencial em Brasília? Clique aqui!
Texto escrito por Dr Brunno Gomes Rocha - Gastroenterologia e Endoscopia
Atendimento em Gastroenterologia e Endoscopia em Brasília