A diarreia é uma condição responsável por afetar o ritmo intestinal, alterando a consistência das fezes (provoca um aspecto pastoso ou líquido) e a frequência de evacuações diárias, que pode variar de três ou mais vezes ao dia.
Para compreender a respeito desta condição, devemos colocar em pauta as principais classificações da mesma e suas particularidades. Confira abaixo.
• Diarreia Aguda — Possui uma duração de duas a quatro semanas. Geralmente, é desencadeada por patologias infecciosas que acometem o trato intestinal (através do contato com bactérias, vírus ou outros microorganismos maliciosos). Existe a possibilidade de vir acompanhada com outros sintomas, como náusea, vômito, febre e dores abdominais.
• Diarreia Crônica — Possui um período de evacuações maior (mais de 4 semanas). Pode estar relacionado a diversos fatores, como alterações na imunidade (que pode ser ocasionado por doenças como HIV), ocorrência de cânceres intestinais, alergias alimentares, desenvolvimento de Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), entre outros.
Para que seja possível diagnosticar ambos os tipos, o paciente deve realizar uma consulta com o gastroenterologista e compartilhar de seu histórico clínico (o início e duração do problema e os sintomas apresentados) para que seja possível investigar as possíveis causas.
Deseja agendar uma consulta ou exame presencial em Brasília? Clique aqui!
Texto escrito por Dr Brunno Gomes Rocha - Gastroenterologia e Endoscopia
Atendimento em Gastroenterologia e Endoscopia em Brasília