Úlcera Péptica, também chamada de Úlcera Gástrica

Úlcera Péptica, também chamada de Úlcera Gástrica

As úlceras pépticas são feridas abertas que se desenvolvem no revestimento interno do estômago e na parte superior do intestino delgado. O sintoma mais comum de uma úlcera péptica é a dor de estômago.

As causas mais comuns de úlceras pépticas são infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) e uso prolongado de antiinflamatórios não esteroides (AINEs). Estresse e alimentos condimentados não causam úlceras pépticas. No entanto, eles podem piorar seus sintomas.

''Mas, afinal, quando suspeitar?''. Em um quadro de úlceras, os pacientes costumam se queixar de desconfortos na região abdominal (que ocorre após as refeições), queimação estomacal e até dores súbitas durante o sono.

O consumo de alimentos gordurosos, ricos em açúcar ou cafeína podem, inclusive, contribuir para o problema e prejudicar a qualidade de vida do paciente, impedindo-o de realizar atividades rotineiras.

Ao notar qualquer indício de desconforto abdominal intenso, sangue nas fezes, perda de peso, o paciente deve realizar uma avaliação médica para investigar as origens do problema e quais intervenções terapêuticas podem ser utilizadas para amenizar o desconforto.

Deseja agendar uma consulta ou exame presencial em Brasília? Clique aqui!


Texto escrito por Dr Brunno Gomes Rocha - Gastroenterologia e Endoscopia

Agende sua consulta ou exame!

Atendimento em Gastroenterologia e Endoscopia em Brasília